terça-feira, 16 de setembro de 2014

Etapas de formação



Os candidatos em preparação e que já sentiram o chamado para fazer parte da comunidade dos Irmãos Carmelitas Descalços Reparadores do Preciosíssimo Sangue, desde que desejam fazer a caminhada nesta família religiosa, farão de 6 meses a 1 ano de acompanhamento vocacional.

Após este período, se o candidato interessar a aprofundar o carisma, vocação e vivência comunitária, será introduzido na comunidade como aspirante e fará seu aspirantado por um período de até 6 meses. Logo após este período, se for de sua vontade, passará ao postulantado que pode durar até um ano; dando assim o seu sim ao período (tempo) do noviciado, onde receberá o Hábito da comunidade.

O noviciado, como está no Código de Direito Canônico, durará dois anos periodicamente, sendo o primeiro ano para maior aprofundamento da vontade do Pai na vida e vocação de cada noviço. Tempo para conhecimento e crescimento espiritual e humano.

O noviciado pode durar até 6 meses, após terminado o período de 2 anos. Após este tempo de caminhada na comunidade, o candidato vocacionado que quiser com firme vontade fazer a vontade do Pai na consagração de sua vida, segundo as “ pegadas “ de Cristo no seu serviço, farão, ou melhor, emitirão os votos através dos conselhos Evangélicos de:

- Castidade (estar disposto a dar-se e doar-se totalmente a Deus em corpo e alma);

- Obediência (estar com firme propósito em fazer a vontade de Deus em conformidade com a vontade do mesmo Senhor);

- Pobreza (estar a serviço e coração livre).

Renovarão os votos por cinco anos.

Além destes três votos todos os irmãos devem zelar e ter amor sublime aos Sacerdotes, respeitando-os e rezando por todos.

Os Irmãos que não pretendem abraçar o ministério sacerdotal e que desejam permanecer somente com os votos perpétuos são livres. Sendo que também, esta comunidade é destinada aos candidatos que almejam o ministério sacerdotal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário