segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Símbolo da comunidade



O símbolo dos CRPS traz a identidade e carisma da comunidade:

“O significado do símbolo da comunidade é: Tal como Jesus se ofereceu por nós, assim devemos nos oferecer à humanidade buscando o caminho da perfeição no amor e na total doação. O cálice é esta total doação, os sete raios a perfeição, as mãos o oferecimento e o Sangue se for possível até ao martírio a exemplo de Jesus, este em todo caso deve acontecer nas pequenas mortificações do dia-a-dia , nas provações e saber sofrer tudo na alegria. E claro, não se pode esquecer da espiritualidade apresentada pelo escudo do Carmelo Descalço.”




+ O Sangue: Derramado por nós na cruz e entregue a nós no altar, nos chama a reparar o seu contínuo derramamento através do sofrimento do pobre, do marginalizado, do esquecido e à margem.



+ Os raios: Envolvendo o Preciosíssimo Sangue nos mostra a perfeição através do número 7(sete), tão simbólico na Sagrada Escritura.


+ O cálice: Sinal do sacrifício no altar, do Cristo que está constantemente conosco.



+ As mãos: As mãos que se oferecem em reparação e adoração ao Cristo vivo no Santíssimo Sacramento e no sofredor.



+ O escudo: O Carmelo é o nosso caminho. Através dos ensinamentos e direções de Santa Teresa de Jesus (1ª estrela), São João da Cruz (2ª estrela), Nossa Senhora do Carmo (3ª estrela), Santa Teresinha do Menino Jesus e Santa Face e de todos os santos carmelitas, somos convidados a subir o Monte Carmelo, que é o próprio Cristo.





SINAL DA COMUNIDADE






Ao iniciar o caminho na comunidade dos Irmãos Carmelitas Descalços Reparadores do Preciosíssimo Sangue, através da etapa do aspirantado, receberão o sinal externo da comunidade que levará até a tomada de hábito no noviciado.

O sinal consiste em um crucifixo marrom (de madeira ou não) baseado no Monte Carmelo com a cruz, assim como São João da Cruz o desenhou. No interior há uma gota de sangue vazada, que também simboliza a chaga aberta do Sagrado Coração de Jesus por onde jorrou Seu Preciosíssimo Sangue, chaga esta, que somo convidados a dividir com o Cristo reparando o Seu sangue através dos sofrimentos no mundo.

O Sinal estará pendurado no pescoço por um cordão também marrom e ficará na altura do peito, do coração.

Este sinal nos apresenta como Carmelitas Reparadores do Preciosíssimo Sangue, diferenciando o nosso carisma.



Nenhum comentário:

Postar um comentário